top of page

ARTE TÊXTIL

O universo das obras têxteis contemporâneas é amplo e diverso, propondo um diálogo com outras linguagens e suportes. Uma produção que não se restringe ao espaço da casa ou a fins decorativos funcionais, hoje os trabalhos ocupam galerias e museus de arte, explorando sentidos plásticos e poéticos inesperados.

" Através do bordado aprendi a pintar e desenhar com fios, em um costurar solto e intuitivo, crio peças decorativas e joias  em um diálogo  que vai além do óbvio". 

 Lisiani Serea

  • Instagram

Exposições do Coletivo -  Do Grupo Borda 

- Exposição coletiva "Quando o afeto nos uniu."  - Galeria de artes Ervin Telchman  em  Pomerode-SC -  Novembro e Dezembro de 2023

 Os artistas apresentam suas identidades e vivências vagantes, guardiões de segredos, histórias e memórias. Linhas de vida que se define em um processo de elaboração pela interferência na materialidade e poética da imagem, revolvendo estratificações de vivências. Neste encontro os artistas trabalharam com seus retratos de várias formas, levando o público ao mergulho nas muitas camadas de sentimentos e emoções que constituem cada um dos artistas.

380ca843-796f-4cf0-be55-23b58c757ab2.jpg
380ca843-796f-4cf0-be55-23b58c757ab2.jpg

Exposições coletivas - Do Grupo Bordado Solidário Curitiba 

- Exposição " Respiro Verde"  -  Na sala expositiva da Camargo Arte, de 18- 10 até 18 de Novembro

Exposição fruto de encontros do coletivo em 2023, na edição solidária com vendas revertidas em benefício da ODPH que trabalha com crianças da Vila Torres e Asilo São Vicente.
 

 “Cada artista escolheu um espaço da cidade de Curitiba com a presença aglomerada de verde, que pode estar em espaços modificados pela mão humana como parques, praças, cantinhos dentro dos passeios, rios e seus cursos, hortas de calçada, jardins ou também naqueles espaços que guardam em si pontos de resistência, resquícios e preservação daquilo que foi um dia, como alguns bosques, florestas e pequenas matas, espalhadas pela cidade.
Buscar um respiro verde com o bordado também é uma maneira de trazer um outro respiro no fazer do cotidiano. “ Fragmento textual de @caducinelli

- Exposição " Percursos Afetivos" inspirado em contos do livro do mesmo nome de autoria de Cadú Cineli. Produções frutos de encontros ao longo de 2022 com exposição na Camargo Arte em Dezembro de 2022.

A renda das vendas foi revertida em fraudas doadas para o Asilo São Vicente de Paulo na cidade de Curitiba.

 - Exposição "as árvores em nós" onde quinze artistas ao longo da pandemia de COVID-19 trabalharam em suas casas e puderam apresentar suas obras em exposição coletiva na galeria Camargo Artes de 21-09 até 21-10 de 2021.

GALERIA DE FOTOS